WhatsApp: (51) 99204-2072 | Telefone: (51) 3231.8522
Rua Carlos Gardel, 55 – Bela Vista Porto Alegre – RS

O que é Circular de Oferta de Franquia?

A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo. Para todas as etapas, deve ter o acompanhamento de um profissional especializado em direito empresarial que realize o assessoramento das negociações.

A COF está regulamentada na recente Lei 13.966/19 que dispõe sobre o sistema de franquias empresarial no Brasil, revogando a Lei 8.955/94 que regulava este instituto anteriormente. É um documento criterioso, que dispõe de um rol taxativo de elementos que, por força de lei, obrigatoriamente devem constar em sua minuta. Basicamente, ele disciplina como se dará todo o processo de franqueamento, estabelecendo todos os critérios da relação Franqueador x Franqueado.

Na COF todas as minúcias contratuais estarão elencadas: 

    • Resumos do histórico do negócio a ser franqueado
    • Valores de taxas de instalação
    • Tecnologias dos produtos
    • Treinamento de funcionários e padrões arquitetônicos
    • Disponibilização de modelo de contrato-padrão
    • Limitação de concorrência e condições de renovação, entre outras

É importante destacar que a COF deve ser apresentada ao futuro franqueado, com um prazo mínimo de dez dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia, e, principalmente, antes mesmo da realização de qualquer pagamento por parte do franqueado ao franqueador.

Caso o franqueador não cumpra a apresentação mínima de dez dias ou ainda, omita qualquer uma das informações que a lei obriga que estejam dispostas na COF, o franqueado poderá arguir anulabilidade ou nulidade. Também poderá exigir a devolução de todas e quaisquer quantias já pagas ao franqueador, ou a terceiros por estes indicados, corrigidas monetariamente, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

O processo de franqueamento, por ser um negócio de complexidade considerável, é aconselhado que tenha acompanhamento e assessoramento jurídico no decorrer das negociações até sua finalização. A Fernandes Machado possui profissionais especialistas em Direito Empresarial. Com atendimento full service, identificamos os problemas que impactam diretamente o resultado das empresas de diversos setores. Fale conosco!

Compartilhe este conteúdo