/ Conteúdo

Procon – RS dá dicas para compras no Dia dos Namorados

Planejamento, comparação de preços, preferir o pagamento à vista e garantir a nota fiscal no ato da compra são as principais orientações do Procon – RS para quem vai comprar um presente no Dia dos Namorados.

Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e do Instituto Ipsos, feita com 1,2 mil consumidores, em 72 municípios brasileiros,  a intenção de gasto médio com presentes e comemorações no Dia dos Namorados subiu 5% em comparação com a do ano passado, com tíquete médio de R$ 155,69. A expectativa é de que a data deve movimentar R$ 7,7 bilhões no comércio.

Mas é justamente nessas situações que o consumidor corre o risco de se incomodar, por isso o PROCON – RS separou algumas dicas importantes para lembrar na hora da compra:

– Planejamento é a palavra-chave.

– Pesquise preços de produtos e suas variações em diferentes estabelecimentos. Muitas vezes a diferença de valores pode ser alta entre uma loja e outra.

– Se comprar pela internet, cuidado redobrado.

– Somente compre em sites confiáveis e pesquise sobre o fornecedor antes do ato da compra. Caso haja arrependimento da compra online, você tem até sete dias para devolver o produto a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Contudo, se a loja atrasar a entrega do produto você tem o direito de aceitar outro produto similar oferecido pelo fornecedor ou então exigir o cancelamento do contrato, com a devolução integral da quantia paga.

– No ato da compra, certifique-se.

– Antes do pagamento, sempre peça para ver o produto e testa-lo. Se o produto for eletrônico, certifique-se da voltagem, se todas as peças indicadas estão sendo entregues bem como se ele está em perfeitas condições de uso.

– Prefira o pagamento à vista.

– Seja no débito ou em dinheiro, os pagamentos à vista sempre aumentam a chance do cliente pedir um bom desconto e evitar taxas desnecessárias.

– Se a compra foi efetuada no crediário, verifique sempre as condições de parcelamento como o valor das prestações, os juros e os acréscimos.

– A nota fiscal é a garantia dos seus direitos.

– Peça sempre a sua nota fiscal, é ela que garante a sua troca com conforto e segurança. Se o produto vier com garantia contratual, exija também o certificado de garantia e verifique o período em que ela estará vigente. Lembre-se também que todo produto possui garantia legal de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Fonte: Site PROCON – RS