/ Conteúdo

PROCON-RS divulga lista de empresas mais reclamadas do Estado

O PROCON-RS divulgou o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no Estado em 2014, conforme obrigação legal, imposta pelo Código de Defesa do Consumidor.

A telefônica OI liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no Estado em 2014. Em segundo lugar está telefônica Claro com 5755 reclamações e em terceiro a SKY com 4845 reclamações. Na seqüência, entre as 10 empresas mais demandadas, estão a Vivo, GVT, Magazine Luiza, Lojas Colombo, EMBRATEL, CCE e WMS Supermercados.

Entre as empresas com reclamações fundamentadas, que geraram processos administrativos e não houve acordo com o reclamante, ocupam as dez primeiras posições a CCE (86), Rede Wallmart (56), OI (55), Magazine Luiza (54), Lojas Colombo (27), Madeireira Herval (27), SKY (19), Sansung (16), GVT (15) e Nokia (14).

Conforme a diretora executiva do PROCON-RS, Flávia do Canto Pereira, os dados referentes as reclamações fundamentadas mostram números relativamente baixos devido ao êxito no processo de mediação coordenado pelo órgão, que foi de 82 %.

Flávia do Canto Pereira considera importante a divulgação desses dados para que os consumidores tomem cuidado na hora de adquirir produtos ou serviços dessas empresas que lideram o ranking. Nesse sentido, é importante lembrar também que o consumidor deve procurar seus direitos em caso de não cumprimento por parte de órgãos e empresas contratadas.